Como potencializar o aprendizado de idiomas

A gente já tá cansado de ver as mesmas dicas por aí, né? “Veja séries! Veja filmes! Escute música vendo a letra!”. Mas será que você sabe por que essas atividades são boas? E como elas podem ser ineficazes? Te explico! 🙂

Na aprendizagem de uma segunda língua, separamos as habilidades em quatro, já bem conhecidas: leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. Dessas, tem mais uma subdivisão: as habilidades passivas (leitura e compreensão oral) e as ativas (escrita e expressão oral). Passivas, porque basta você compreender o que outra pessoa produziu; e ativas, porque você é quem cria a frase, tendo mais trabalho de pensar no vocabulário e na estrutura dos verbos, preposições etc…

Essas quatro habilidades estão intimamente relacionadas, então, quando você trabalha uma habilidade, as outras também aumentam um pouco, “por tabela”. Porém, se você só trabalha uma ou duas habilidades, seu desenvolvimento fica deficiente.

É muito comum encontrar pessoas que passam anos vendo séries e ouvindo música e, mesmo assim, não conseguem desenvolver o inglês em um nível satisfatório, provavelmente porque trabalham mais as atividades passivas de uma forma não engajada, deixando as ativas de lado. Por exemplo: vendo série com legenda em português sem prestar atenção na fala dos personagens, ou ouvindo música em inglês sem tentar prestar atenção na letra.

O que fazer, então? Tente exercitar as quatro habilidades de uma forma equilibrada e consciente. Um pouco todo dia e você vai chegar longe! Tudo bem um dia focar mais em uma do que em outra, e tudo bem começar do zero apenas com as habilidades passivas, mas quanto mais diversificado seu método de estudo, melhor.

Um professor de idiomas saberá identificar quais as áreas de maior deficiência de cada aluno. Um professor particular, então, terá mais oportunidades de fazer adaptações na aula para tornar o nível de inglês do seu aluno mais equilibrado, e a partir daí, desenvolvê-los igualmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: