Qual a diferença do simple past pro present perfect?

Se você é um aluno do Elementary ou Intermediate, você já se deparou com esses dois tempos verbais utilizados para falar de eventos no passado. Mas qual a diferença entre os dois? Quando se deve usar cada um?

Simple past

O passado simples é fácil de identificar nos verbos regulares: são aqueles que terminam em -ed. Os irregulares possuem estruturas diferentes, mas também são fáceis de identificar caso você os conheça: ate (passado de “eat”), thought (passado de “think”), drank (passado de “drink”), entre outros.

A utilização deste tempo verbal é bem simples: quando você quer expressar algo que aconteceu em um ponto específico do passado. Se você consegue situar o evento em algum lugar ou tempo, provavelmente você usará o simple past.

Vamos ver alguns exemplos?

Last night we talked for so long, I woke up today almost voiceless.

Ontem à noite nós conversamos por tanto tempo, que hoje eu acordei quase sem voz.

Temos dois verbos na frase: “talk” (falar) e “wake up” (acordar), e os dois estão no passado. Pense: você consegue dizer o momento em que cada um desses evento ocorreu? Sim! “Talk” aconteceu ontem à noite (Last night), e acordar, hoje (today). Então, usamos o simple past.

Mas ok, vamos ver o present perfect…

Present perfect

O present perfect pode ser um pouco difícil de entender no início porque não temos um correspondente direto no português, mas depois de entender a lógica, fica extremamente fácil.

Sua estrutura pode ser identificada com o have + verbo no particípio passado.

Tem algumas possibilidades de contexto em que esse tempo verbal é utilizado: a) uma situação que começou no passado e que os resultados ainda perduram até o presente; b) uma experiência de vida, como os lugares que já viajou, os trabalhos que já teve etc; c) o passado recente e não-especificado (genérico). Em português, expressamos a mesma ideia com o verbo ter + particípio (eu tenho tentado… eu tenho olhado…) ou com o uso do já + verbo no passado (já estivejá fizjá fui…).

É muito comum encontrarmos esse verbo quando se fala em experiências de vida.

Vamos ver alguns exemplos em inglês?

Have you been to India? / – No, I haven’t. But I want to. Maybe in the future!

– Você já foi à Índia? / – Não, nunca fui. Mas quero. Talvez no futuro!

* Não foi especificado quando a pessoa foi à Índia, só que em algum ponto na vida dela, ela foi, e essa experiência continua em sua memória até hoje.

I have had a lot of headaches recently.

Tenho tido muitas dores de cabeça recentemente.

* Não foi especificado em quais momentos ou desde quando a pessoa teve dor de cabeça, só que ultimamente, têm sido frequente e ainda não cessou.

I’ve got you a present!

Comprei um presente pra você!

* Este evento ocorreu em um passado não distante, mas não foi especificado quando ocorreu.

Percebe que o present perfect não é um tempo verbal que se refere apenas a algo do passado, mas que também tem alguma relação com o presente? Nem que seja as consequências ou resquícios do que se fez no passado, em um tempo incerto.

Agora, vamos comparar os dois tempos verbais, lado a lado.

Comparando o simple past com o present perfect

Frase 1: John, I‘ve told you before and I’ll tell you now, you cannot go to the street alone! (John, eu já te disse antes e vou te dizer agora, você não pode ir pra rua sozinho!)

Frase 2: John, I told you last week and I’ll tell you one more time, you cannot go to the street alone! (John, eu te falei semana passada e vou te dizer mais uma vez, você não pode ir pra rua sozinho!)

Qual a diferença dessas duas frases?

Na primeira frase, o primeiro evento não tem um momento específico em que ocorreu, apenas “before” (antes, anteriormente); pode ter sido ontem, há 3 meses, ou há 10 anos. Por isso, se usa o present perfect (I have told you before).

Na segunda frase, o primeiro evento tem um momento específico em que ocorreu: “last week” (semana passada). Por isso, se usa o simple past (I told you last week).

Quer praticar mais?

Tente responder as questões abaixo. O gabarito estará no final:

1) Thank you so much! I ______ this a million times but now it seems like I really learned how to do it. (Muito obrigada! Eu _____ isso um milhão de vezes mas agora parece que realmente aprendi como se faz.)

a) have done (present perfect)

b) did (simple past)

2) What are you doing? Don’t you know she doesn’t like her coffee with milk? She _______ yesterday and I don’t want her to complain again. (O que você está fazendo? Você não sabe que ela não gosta de leite no café dela? Ela _____ ontem e eu não quero que ela reclame de novo.)

a) has complained (present perfect)

b) complained (simple past)

Gabarito

As respostas estão na cor branca, para dificultar a visualização. Para visualizar, clique e arraste o mouse para selecione o texto na linha seguinte:

1) a) / 2) b)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: